segunda-feira, 20 de outubro de 2008

O mundo que tem de continuar girando.

Sempre que viravam para mim e diziam; “calma, tudo vai melhorar. Mas seu mundo tem de continuar girando”, eu nunca entendi. Realmente nunca fiz questão de entender, afinal, como que um mundo em pedaços, desmoronando, iria de alguma forma girar? Entendo perfeitamente a parte de “o mundo não vai parar, só para você se reconstruir”, mas agora sendo egoísta eu acabo me perguntando, porque o mundo não pode parar?

Mal consigo caminhar, parece que todo lugar alguma coisa atinge contra mim, o único lugar que me salva é onde posso ficar sozinha. Totalmente em paz, não comigo, mas com o mundo. E de certa forma, admito que doa olhar pra frente e ver absolutamente nada. Talvez eu veja apenas dez meses distante de tudo isso. Mas aí vem a pergunta, e até esses dez meses chegarem? Novamente eu acabo perguntando, porque o mundo não pode parar?

Para quem está fora da situação, ou mesmo para quem está dentro mas não se importa, é muito simples apenas me olhar nos olhos e dizer; “o mundo gira, continue girando com ele”. Mas e para quem sente a dor? E para quem o mundo não gira mais? Como já dizia o ilustre Shakespeare “todo mundo é capaz de superar a dor, menos quem a sente”. Sim, eu realmente concordo com cada junção de letra com ele. Acontece que quando não é você quem sente a dor, o seu mundo continua girando, então porque raios você teria dificuldade de virar para o machucado e dizer para ele continuar vivendo, como sempre viveu? É, eu também não entendo.

Talvez eu tenha um dom, que é de nunca virar e dizer essas palavras. Não, não é porque eu já sofri todas as dores, mas sim porque sei qual é a dor de seu mundo estar quebrado e ser obrigado a continuar girando. Sei como é ouvir essas palavras e por mais sinceras que elas sejam, dói. Se for observar melhor, o conselho de continuar vivendo, mesmo com os cortes, é o mais sincero que qualquer ser humano poderá dar. Mas é doloroso para quem recebe. Extremamente doloroso e até mesmo absurdamente impossível. Afinal, como é que faz o mundo girar, se o seu mundo ainda está desabando?

Quando me diziam; “calma, tudo vai melhorar. Mas seu mundo tem de continuar girando”, eu não só não entendia, como também tinha raiva de quem falava. Afinal, não é a pessoa que está sentindo a dor, é? Não. E também, não é ela quem sabe das guerras que esta acontecendo aqui dentro, é? Também não. Então, talvez, o melhor conselho é depois de dolorosas lágrimas, deitar ao lado da pessoa, fazer cafuné e depois do choro e de palavras amarguradas é dizer; “o que me diz de sair? Passear pelo mundo?”. É, era esse conselho que eu queria ouvir. Pois convenhamos, todos nós sabemos: o mundo continua girando, mas faltando um pedaço.

Um comentário:

Unknown disse...

Oque você acha de sair para passear?
<3