terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Considere uma nova chance.

Com um começo de ano bom não é difícil imaginar um ano perfeito. Não sou desse tipo de pessoa que adora fazer promessas para um bom ano, acho que o ano não depende de promessas, mas sim de momentos. Não tem como prometer que tudo vai melhorar e continuar sentado, sem fazer nada, achando que alguém vai aparecer na sua vida e caminhá-lo para momentos bons. A sorte cada um faz a sua, cada um modifica a vida a seu favor e quando as coisas vão mal, é simplesmente porque você não as melhorou. De cada lágrima que te escorre a face, um sorriso te aguarda e este, só depende de você.

Todo fim de ano eu simplesmente penso um pouco. Penso tudo o que passei, penso tudo o que ainda quero passar. A única promessa que eu faço na virada, é aquela de deixar para trás tudo o que não mais me comove, tudo o que machuca, tudo o que não presta. Abandonar no ano que acabou, todo o lixo. As mágoas e as cicatrizes. Então começo com um ano novo, uma expectativa nova. Com um número diferente, quando se coloca a data em alguma carta.

Posso dizer que comecei bem meu ano. Pela primeira vez, consegui deixar de lado tudo o que já não mais me importava. Mas tudo mesmo. Coloquei num baú, tranquei e enterrei. Para não lembrar e poder sorrir sem culpa. Afinal, eu consegui. Desde o primeiro minuto deste ano eu sorri. Por novas piadas, por novos momentos, por novos amigos, por novas chances, por novas histórias. E mesmo que muita gente discorde que um ano novo é uma vida nova, eu devo concordar com essa frase. Devo concordar pelo simples fato, de que é tudo começando. Todos os meses, todas as semanas, todos os dias e horas se repetem. É uma nova chance de fazer diferente. De uma maneira um pouco ilusória, pois o que passou não se apaga, mas é um novo começo.

Mesmo que até agora nada concreto tenha me acontecido, eu tenho conseguido fazer novos planos. Tenho conseguido montar um plano e querer segui-lo, sem desistir, sem querer deixá-lo para trás. E devo isso às novas experiências que tive, às novas aventuras. Eu apenas vi que todos estão crescendo e não podem mais esperar os outros, como hoje insistimos em esperar. Temos de continuar, mesmo que nem sempre continuem conosco. Cada um faz a sua trilha, faz a sua história. Hoje observo que está na hora de começar a minha história, de parar de me preocupar com os outros atrás de mim e seguir em frente. Pois todos crescem e não podemos esperar que cresçam conosco.

Mesmo que o champagne estourado, os abraços à meia noite sejam apenas comemorações toscas e hipócritas, é uma maneira de cada um, dentro de si mesmo, dar uma nova chance. E isso não depende de ninguém, apenas nós. Não é bem assim que funciona, mas, é só tentar encarar o dia 1º de janeiro como uma nova partida. Você ainda tem 365 dias pela frente, não os desperdice e faça valer a pena o champagne estourado e os abraços dados. Se for ver, é bastante simples, é apenas uma colocação da vida a seu favor.

Nenhum comentário: